quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Alguns esclarecimentos

Segue-se alguns esclarecimentos que orientarão este blog. Vejamos:

a) Imigrar não pode ser considerado um sonho. Acho que os postulantes a qualquer imigração deveriam encarar a coisa mais como um objetivo, e menos como um sonho. Idealiza-se muito quando se sonha, para chegar-se no lugar e deparar-se com uma realidade totalmente diversa. Daí, ou volta, ou vira um daqueles brazucas chatos que só falam em saudade;

b) Eu ODEIO brazuca, assim como a própria palavra. Brazuca, pra mim, significa aqueles manés que ou viajam de férias, ou imigram, e não param de comparar o lugar onde estão com o Brasil, ou mesmo não param de dizer que estão com saudades de feijoada, caipirinha e da tapioca do Zé da esquina lá de Pindamonhangópolis. Imagino que dê saudades sim, mas os próprios imigrados odeiam gente assim;

c) Estou pensando em imigrar por:

  • segurança financeira
  • bem-estar meu e dos meus pais
  • realização profissional, com possibilidade de carreira internacional
  • ter uma experiência de vida diferente, convivendo com várias culturas
d) Assim como as pessoas escolhem trabalhar 8h diárias no Brasil e assistir Faustão aos domingos, eu escolhi trabalhar e estudar num país estrangeiro, e viver uma vida diferente. Não me venham com um papinho fácil de "você está deixando um país que precisa de você". Capitalismo é algo mundial, e gente para ser ajudada existe em todo o globo - e, por incrível que possa parecer a quem não conhece, existem problemas sociais no Canadá também gente!

e) O Canadá é um país com políticas públicas favoráveis à imigração especializada, com uma sociedade organizada e educada para compreender as diferenças das mais diversas, porém, eu sei que nem sempre as coisas são como na propaganda governamental. Mudar-se para um outro país significa ser "o outro" para os "nativos", e, acreditem, por mais que eles tenham tido todas as oportunidades do mundo para estudarem e formarem um país de PhD's, muita e muita gente por lá ainda vai reclamar que os imigrantes "estão roubando os nossos empregos";

f) Estou consciente que não existe paraíso na Terra, e que o Canadá não é diferente. Ser "o outro" falando mal a língua local, desconhecendo os costumes, e ainda pegando um inverno de -30 Celsius é pracabá, como diz uma amiga. Lá existem crimes, golpes, problemas sociais, problemas na saúde pública (os médicos estão se mudando pros EUA porque lá ganham mais e pagam menos impostos, e os Hospitais dos grandes centros não estão dando conta da demanda), tráfico de drogas, pedofilia (aquele cara que foi preso na Ásia pela Interpol, que descobriram o rosto pelas fotos deformadas achadas na internet, é canadense), e mais uma cacetada de coisas, porém, MUITÍSSIMO MENOS do que em Pindorama. Mas, na verdade, não sei até quando eles conseguirão sustentar um welfare state como aquele.

Acredito que na medida em que eu for me lembrando de mais coisas (pessoas, são 2h da madruga agora, e eu estou com muito sono!) irei ampliando este post.

Nenhum comentário: