sábado, 8 de dezembro de 2007

Primeiro balde de água gelada


Eu comecei a estudar a possibilidade de imigrar pro Quebec depois de assistir a palestra promovida pela Província em Brasília, em julho desse ano. Nessa época eu fiz o teste online e passei, mesmo colocando nível intermediário de francês e inglês - ou seja, esperando que daqui a um ano eu teria esse nível...

Daí hoje eu refiz o mesmo teste online em Florianópolis, onde moro, e eu não passei. Será que foi a influência do mar? Dos surfistas? Ou das lindas mulheres da minha cidade? (tá bom, eu prefiro as morenas do interior de São Paulo, que dão de dez a zero nessas loiras sem graça).

Daí eu refleti sobre o motivo e cheguei à conclusão óbvia: quando eu fiz o teste pela primeira vez eu estava noivo, e agora estou solteiro. Minha ex tem especialização em Turismo, e eu estou concluindo um mestrado em História, duas áreas que não estão em demanda por lá, mas só o fato de nós termos esses títulos já nos colocava como bons candidatos.

Agora as minha chances estão reduzidíssimas, pois não tenho tempo nem pra ter a experiência suficiente full time na minha profissão por causa da minha idade quase limítrofe, e também não tenho como acumular 12 mil dólares canadenses pra daqui a dois anos no máximo. A única saída seria achar ou alguém pra se casar comigo por contrato, ou achar uma namorada que esteja disposta a imigrar também.

Eu quero fazer meu doutorado logo, e por isso também eu não posso mais esperar. Tenho quase 30 anos e esperar mais 3 ou 4 anos até acumular os 12 mil dolares ou visitar o Quebec durante mais de 2 semanas (ah, esqueci de dizer que se eu ficar no Quebec por mais de 2 semanas eu também posso imigrar) é difícil e muito custoso. Vou dar um jeito de ver outro país, ou mesmo sair só de Floripa, terra ruim que só tem praia - e isso ainda por enquanto, porque com esse aquecimento global nem mais praia vai sobrar...

Esse, senhores, foi meu desabafo e minha frustração. Mas quem sabe eu não encontre uma cara-metade que queira dividir esse projeto de vida?

Um comentário:

Anônimo disse...

O seu blog parou, espero q não tenha desistido, tem tempo pra se preparar. Nasci em 67 e recebi este ano 2009 o CSQ tenho 2 filhos sou arquiteto e falo ingles e frances razoaveis e nm fiz entrevista