terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Os Vikings estão chegando!

Nunca me esquecerei de uma aula de História da América I (creio ter sido em 2001), quando a professora tratou das migrações de Asiáticos e Polinésios para o "Novo Mundo" - aqueles que se tornaram os nossos "índios" -, e eu pedi a palavra e afirmei, quase categoricamente (coisa de aluno de segundo ano do curso de História mesmo...), que os Vikings tinham chegado no norte do continente comandados por Leif Eriksson. Ela só faltou me esquartejar, colocar meus pedaços em postes e salgar minha casa para que nada mais ali nascesse.

Pois então... Passados mais de 5 anos e eu ainda fiquei com isso na cabeça, até hoje, quando, sem querer, vi na Wikipedia um artigo sobre o sítio arqueológico de Anse aux Meadows, em Terra Nova, no Canadá - além de outras referências, claro. Lá, um casal de arqueólogos nórdicos encontraram restos de uma vila Viking, na década de 1960. Isso mesmo, um assentamento Viking na América!!!

Mais surpreso fiquei quando soube que aquilo foi tombado como patrimônio histórico pela UNESCO, e que haviam resquícios suficientes para comprovar a estadia dos nórdicos pelas bandas canadenses. Ou seja: tudo indica que eles vieram mesmo!!! Mas, também, pensem comigo: para quem chegou nas distantes Islândia e Groenlândia (os Vikings mantiveram colônias nesses lugares que existem até hoje!), que custava dar uma de metido e descobrir a América antes de Colombo?

Pelas pesquisas, eles ficaram por lá menos de 10 anos, e a colônia acabou por conflitos na própria comunidade e com os nativos. Porém, lá ainda há casas, celeiros, e outras construções, em pé. Os relatos Vikings chamam aquela terra de Vinland, e no artigo da Wiki (pt en) vocês poderão conferir as fotos do lugar. Dizem ter encontrado resquícios desses povos europeus em outras partes do Canadá, e até dos EUA, mas não há nada tão bem comprovado quanto Anse aux Meadows.

Se eu for pro Canadá algum dia, será questão de honra enviar umas fotos para essa professora :)

Um comentário:

* Serena * disse...

Poxa! Caraca, eu imagino que lindo deve ser! Amo as construções nórdicas, sem contar a cultura e a mitologia... É cada uma que a gente descobre!

Abraços =D